• rotativa 1
  • banner geo
  • banner franquias
  • As pequenas e médias empresas também podem investir em marketing intelligence.
  • Democratizamos o geomarketing. Use a inteligência geográfica e invista no local certo.
  • Conheça nosso processo de formatação de franquia e expanda com segurança.

A verdade nos números e o viés confirmatório

Ligado .

"A razão que torna a previsão tão difícil para nós é a mesma que a torna importante: o ponto em que a realidade objetiva e a subjetiva se encontram. Distingui-las requer tanto conhecimento científico quanto autoconhecimento."

Esta frase é de Nate Silver, o estatístico que ficou bastante conhecido pelas previsões acertadas sobre as eleições americanas. A frase faz parte da reportagem "A mentira sincera das pesquisas", publicada na revista Super Interessante deste mês. O texto explica algumas causas dos erros nas pesquisas e cita o exemplo mais conhecido e recente, a pesquisa do IPEA.

A reportagem fala sobre uma amostra não representativa da população, um questionário mal feito e o ponto de vista de quem divulga. Esse último é sobre o que se trata a citação de Nate Silver acima. Ou seja, nosso julgamento interfere na conclusão. Escolhemos os números que merecem crédito de acordo com nossas certezas. É o tal viés confirmatório, uma tendência de favorecer as informações que confirmam nossas crenças. Selecionamos o que nos interessa.

As redes sociais estão cheias de exemplos. Quanta gente compartilha algo por concordar com a ideia sem checar a fonte? Há até campanhas que incentivam a pesquisa antes do compartilhamento.

1932267_615911588501801_1132111904_n

Sem entrar na parte técnica sobre amostra ou questionário de pesquisa, deixamos aqui  um ponto para todos pensarem: quando receberem os resultados de uma pesquisa ou qualquer outro número por que não questionar? Avaliem a metodologia aplicada. Ninguém vai sair perdendo. Os números não mentem, mas a forma com que eles foram obtidos e apresentados pode distorcer a realidade.

Tags: pesquisa de mercado IPEA viés confirmatório

saiba mais sobre nossos serviços

A duopo possui serviços sob medida para as pequenas e médias empresas. Conheça nossas ferramentas e faça sua empresa crescer.

marketing intelligence

shutterstock 194767628 mkt

Planejamento, precificação, cálculo de potencial de mercado, comportamento do consumidor, geomarketing. Tudo em mapas, dashboards e análises. Quer saber o que o marketing intelligence pode fazer para sua empresa crescer? Saiba mais.

geomarketing

shutterstock 190901090 geo

Nós da duopo acreditamos muito nessa ferramenta, porque trabalhamos com marketing e sabemos que unindo dados de localização à ele podemos ir muito mais longe. Quer usar o geomarketing para fazer bons negócios? Saiba mais.

formatação de franquias

shutterstock 179156594 fran

A duopo vai além dos manuais, contrato e COF. Estudamos a viabilidade do seu negócio e entregamos o planejamento completo. Quer saber como expandir com segurança? Saiba mais.