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Analise o mercado antes de iniciar um negócio a partir de uma ideia brilhante

Ligado .

O Sebrae, junto com o Global Entrepreneurship Monitor, divulga todo ano um relatório sobre o empreendedorismo no Brasil. São dados relevantes sobre o perfil do empreendedor e o que o motiva. Em 2013, a razão entre oportunidade e necessidade (motivação para empreender), ficou em 2,5 dentre os empreendedores iniciais.

Vamos ao significado deste dado. Para cada pessoa que empreende por necessidade existem 2,5 pessoas que empreendem por oportunidade. Empreender por necessidade significa não ter outra opção a não ser empreender. São empreendedores por necessidade pessoas que estão desempregadas, por exemplo, e não encontram recolocação.

Quem empreende por oportunidade identificou uma chance de negócio e decidiu arriscar, mesmo possuindo emprego e renda. A razão de 2,5 é um número positivo, jé que podemos apostar que os negócios abertos por oportunidade possuem maior chance de sucesso.

E o que diz a pesquisa sobre as características dos empreendimentos?

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Qual o risco de uma empresa não sobreviver se o produto ou serviço não é considerado novo e ela possui muitos concorrentes? Onde foi parar a tal oportunidade? Será que ter oportunidade significa ter dinheiro para o investimento inicial quando deveria significar uma demanda de mercado reprimida por falta de oferta?

E por que não pedir ajuda aos órgãos de apoio? Fazer o plano de negócio ajuda bastante e existem alternativas de baixo custo (senão custo zero) para ajudar o empreendedor. E olha o que diz a pesquisa:

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Não é incomum vermos empresas surgirem de uma visão particular do fundador. O problema é que o mercado pode não dar a mínima para o que você gosta de fazer. Não se esqueça também que a quantidade de pessoas dispostas a comprar seu produto precisa ser significativa para manter sua empresa saudável. E você precisa ainda considerar a concorrência.

E o valor do investimento? Você pode ter encontrado um mercado potencial, mas sem fazer conta fica difícil saber se o investimento é tão alto a ponto de comprometer uma vida inteira com dívidas. O retorno do investimento é bastante importante em qualquer plano de negócio.

E se seus potenciais consumidores não estiverem dispostos a pagar o valor que você acha que seu produto vale? Conhecer o consumidor é fundamental e empresas grandes já perderam muito dinheiro com ideias brilhantes. Aqui cabe o exemplo do telefone Iridium. Segundo a Wikipédia:

"Iridium é uma empresa de telefonia por satélite criada na década de 1990 pela fabricante de telefones celulares norte-americana Motorola, que possui um sofisticado sistema de telecomunicações baseado numa grande e complexa constelação formada por aproximadamente 66 satélites LEO (Low  Earth Orbit), ou órbita polar baixa. O sistema foi projetado e lançado na década de 1990 pela Motorola com o objetivo de fornecer um serviço móvel digital mundial de telecomunicações por meio de dispositivos portáteis e leves. o sistema precisava de uma certa quantidade mínima de aparelhos portáteis e móveis de telefonia por satélite comercializados para uma certa quantidade mínima de clientes que frequentemente consumissem uma quantidade razoável de minutos mensais para cobrir os custos fixos do sistema e torná-lo economicamente viável, porém este aproveitamento mínimo não foi alcançado tão rapidamente como planejado pelos executivos da Motorola."

O custo da brincadeira? Mais de 1 bilhão de dólares e 10 anos de trabalho.

Planejar e pesquisar o mercado não pode ser considerado custo. É um investimento dos bons pra quem não quer apenas ganhar experiência, perdendo tempo e dinheiro.

Pra finalizar dados da Serasa Experian:

serasa

Tags: comportamento do consumidor empreendedor por necessidade empreendedor por oportunidade falências decretadas perfil do empreendedor

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