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Mortalidade das empresas: uma tragédia anunciada

Ligado .

Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Então olhem esses gráficos de um estudo do Sebrae sobre características de empresários e empresas registradas na JUCESP entre 2003 e 2007:

planejamento

motivos

O estudo diz ainda que 59% dos empresários não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura da empresa e que 42% não elaboraram um plano de negócios. Já falamos sobre esses mesmos problemas e sobre a importância de analisar o mercado. Os motivos do encerramento das empresas se repetem ano a ano.

Está pensando em abrir uma empresa? Faça contas, estude o consumidor! Isso vale para quem vai investir em franquias também. Um negócio já formatado que vem com manual não garante o retorno do investimento se você escolher o local errado, por exemplo. As franqueadoras podem ajudar o futuro franqueado a selecionar o local, mas por que não fazer um estudo independente?

Encare o marketing como investimento e não como custo. Pode apostar que vai sair mais caro se você não planejar e seu negócio aumentar as estatísticas de mortalidade. Por que não conhecer melhor seu consumidor e fazer projeções? Por que não calcular quantos clientes você poderá ter dentro da sua região?

Como? O IBGE é uma ótima fonte de dados gratuitos. A Pesquisa de Orçamento Familiar mostra as despesas com diversas categorias por classe de renda, por idade, por situação do domicílio, etc... O censo nos dá a quantidade de pessoas nos setores censitários, também por classe de renda, por idade, por situação do domicílio, etc...

Ou seja, com uma conta não tão complicada é possível juntar as duas coisas e determinar, por exemplo, o potencial de venda de sabonetes em um bairro de São Paulo. Pode não ser tão preciso quanto uma pesquisa de mercado encomendada e feita especificamente para alguém que vai vender produtos de perfumaria, mas é um bom início pra sabermos se o investimento valerá a pena.

Um trecho do livro "Como Mensurar Qualquer Coisa" para você pensar:

"A Orquestra de Cleveland, por exemplo, queria avaliar se seu desempenho estava melhorando. Muitos analistas de negócios poderiam propor uma espécie de pesquisa aleatória repetida de tempos em tempos. Talvez eles pensassem em elementos que classificassem um determinado desempenho (se o patrono se lembrasse) que iriam de "insatisfatório" a "excelente". E talvez pudessem avaliá-los com base em vários parâmetros e combinassem todos esses parâmetros em um 'índice de satisfação'. A Orquestra de Cleveland foi apenas um pouco mais engenhosa com os dados disponíveis: começou a contar os números das ovações de pé que recebia. Embora não haja nenhuma diferença óbvia entre os desempenhos que se distingam por umas poucas ovações de pé, se verificarmos um aumento significativo em vários desempenhos com um novo maestro, podemos chegar a algumas conclusões úteis sobre esse novo maestro. Foi uma mensuração sob todos os aspectos, demandou muito menos esforço do que uma pesquisa e- alguns diriam - foi até mais importante (não discordo disso)."

Pequena empresa também consegue investir em marketing intelligence. Tem muito mais dados disponíveis do que você imagina. Pode ter certeza que o investimento cabe no orçamento e valerá a pena. :-)

 

 

Tags: Franquia IBGE análise de ponto censo mortalidade das empresas pesquisa de orçamentos familiares POF

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