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  • As pequenas e médias empresas também podem investir em marketing intelligence.
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Pensamento da semana, por Katie Johnson

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"Nossos meteorologistas realizam análises de padrões climáticos em todo o mundo para ajudar a Mars tomar decisões quando se trata da  cadeia de abastecimento e do abastecimento de alguns dos ingredientes para os chocolates mais amados do mundo"

Katie Johson, gerente de pesquisa na Mars, a fabricante dos famosos M&Ms e Snickers, em entrevista à Business Insider

Os meteorologistas da Mars são encarregados de examinar os padrões atuais do tempo e em seguida trabalhar com outros departamentos para analisar o modo como estes padrões poderiam afetar fornecedores de todos os ingredientes. Eles também se atentam aos próximos eventos que poderiam criar problemas, como uma tempestade que poderia atrasar o transporte, bem como as questões maiores como as alterações climáticas.

Controlar ao máximo as várias etapas do processo reduz perdas e garante que o produto chegue ao consumidor. E você, tem controle dos processos na sua empresa?

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Pensamento da semana, por Marcos Lisboa

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"Vamos pegar Brasil x EUA - Brasil é um quarto dos EUA. Pouco menos da metade da diferença (de produtividade) entre Brasil e EUA vem da saúde, educação e capital. Se o brasileiro tivesse as condições de vida de um americano, a educação de um americano, o capital de um americano, ainda assim seríamos 60% dos EUA. Esses 40% são o que a gente chama de produtividade. E o que afeta esses 40%? A qualidade das instituições, o ambiente de negócios. Temos um judiciário que funciona? Se é difícil resgatar uma garantia dada em um crédito que não foi pago, se demora 6 meses ou 1 ano, se tem muito custo envolvido, se o judiciário não é eficiente... isso é custo de produção. Isso atrapalha a produtividade das empresas nos negócios. Se o mercado de capitais não funciona bem o custo para as empresas tomarem recursos é maior. Se o marco regulatório do investimento em infraestrutura é ruim, é difícil, se tem muita insegurança se a regra do jogo vale, qual vai ser o tempo para liberar o empreendimento, quais são as aprovações necessárias...isso torna o custo do capital envolvido maior. Isso prejudica o investimento em infraestrutura, que contamina o resto da economia. Qualidade das instituições importa. O que essa pesquisa mostra é que a qualidade das nossas instituições é muito ruim".

Marcos Lisboa, que dispensa apresentações, sobre o ranking de competitividade, em que caímos para a posição 81, no programa Painel da GloboNews. Você, que pensa em empreender, leve em consideração o ambiente de negócios brasileiro. Apostamos que 10 em cada 10 empresários sofrem com isso.

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Pensamento da semana, por Shrad Rao

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"A sua proposta de valor deve responder a questão 'por que os consumidores comprariam de mim ao invés de comprarem de meus concorrentes?' Sua proposta de valor não é sua solução, é uma declaração que o torna único no mercado.
A proposta de valor é parte operações, parte marketing e parte estratégia. Uma vez definida torna-se o fundamento da sua vantagem competitiva, porque é algo que seus concorrentes não podem replicar.
Sua proposta de valor pode mudar ao longo do tempo, mas precisa estar definida logo no início. Seus clientes irão comparar sua empresa com as outras de forma inconciente, e o valor é o que vai determinar se irão ou não fazer negócios contigo.
Para definir esse elemento você precisa realizar uma análise competitiva do seu mercado. Não cometa o erro de achar que sua solução é tão única a ponto de não existirem concorrentes.
Concorrentes não são apenas outras marcas que oferecem o mesmo produto. Sua concorrência inclui produtos de substituição e opções alternativas - o que inlcui o cliente realizar o trabalho por conta própria ou criar sua própria solução."

Sabe responder o que você faz de tão diferente? A frase foi tirada do artigo "How to Write a Growth-Centric Business Plan for Your Small Business". Pra pensar e começar a semana analisando seu mercado! ;-)

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Pensamento da semana, por Craig Simpson

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"Embora seja um processo totalmente inconsciente, sempre estabelecemos um valor para as coisas. Fazemos isso o tempo todo sem perceber. E para nos ajudar a fazer avaliações mais precisas, usamos um processo de comparação. Estabelecemos uma espécie de ponto de referência em nossas mentes, e depois nos perguntamos: este preço é maior ou menor do que o meu ponto de referência? Se algo tem um preço de $9,95, o ponto de referência provavelmente seria $10 e, em comparação com ele, $9.95 parece um bom negócio.
Claramente, os preços como $ 10,05, neste caso, não seriam atrativos. Nós ainda provavelmente usaríamos um ponto de referência de $10 em vez de um ponto de referência, digamos, $11. Mas agora o preço de $10,05 é maior do que o ponto de referência, e não pareceria um bom negócio.
Assim, com o preço certo, você estabelece um ponto de referência na mente do prospect que é mais elevado do que o preço que você está pedindo, e que, portanto, torna seu preço atraente. Tirar um centavo ou dois pode fazer toda a diferença."

Craig é colaborador da Inc e a frase foi tirada de um artigo sobreprecificação. Precificar parece fácil, mas envolve um monte de detalhes. Quer ajuda?

 

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Pensamento da semana, por Guilherme Fernandes Neto

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"O Estado brasileiro tem traído o consumidor.
O aparelhamento das agências reguladoras, o viés ideológico de alguns dirigentes de órgãos de defesa do consumidor que ainda acreditam em socizalização progressiva dos meios de produção - e a criação de dificuldades por parte de setores do Estado para o empreendedorismo, a título de tutelar o consumidor, vêm causando o efeito oposto do desejado.
O interessante e eficaz sistema jurídico criado pela intersecção do Código de Defesa do Consumidor (art. 90) e da Lei de Ação Civil Pública (art. 21) propiciou  ao país um eficiente sistema de defesa do consumidor. Todavia, a atuação de algumas agências e órgãoes estatais tem prejudicado o equilíbrio das relações de consumo, a título de tutelar o consumidor.
Se por um lado não podemos permitir que certas corporações fiquem livres para acordar condutas uniformes, contrárias aos consumidores - como, há pouco mais de uma década, criavam os bancos "taxas" com diversos nomes, referentes ao mesmo serviço -, não se pode tolerar que o Estado prejudique o consumidor, dificultando a concorrência, o empreendedorismo, criando dificuldades, sob o pretexto de tutelá-lo. Estado não gera riqueza e a carestia que se avizinha em nossa pátria foi estimulada - entre outros motivos - pela intervenção estatal excessiva, pelo crescimento vertiginoso do Estado, pela carga tributária escorchante e por desconhecimento de primados básicos da economia, tais como a curva de Laffer."

Guilherme Fernandes Neto é menbro do Ministério Público do Distrito Federal. Mestre e doutor em Direito pela PUC-SP. Pós-graduado em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie. Professor da Universidade de Direito  da UnB. Ex-professor da Faculdade de Direito da PUC-SP.

O texto foi tirado da revista do Advogado (AASP), nº 130, em comemoração aos 25 anos do CDC.

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Pensamento da semana, por Chris W. Dunn

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"Quais problemas estou resolvendo? Para quem?
O sucesso ao empreender tem a ver com a resolução de grandes problemas ou com o encontro de um bom produto com uma necessidade. Significa encontrar soluções melhores, mas rápidas ou mais baratas que as disponíveis.
Significa também identificar quem você quer atender. É fácil dizer que você quer atender todo mundo, mas quando você começar vai perceber que precisa saber claramente quem é seu cliente ideal.
Clientes diferentes possuem necessidades diferentes, e você não pode efetivamente atender todas as necessidades ao mesmo tempo."

Frase tirada do artigo "8 Tough Questions You Must Answer Before Making the Leap to Entrepreneur" na Entrepreneur. Chris é fundador da Skill Incubator, uma comunidade online focada em desenvolver e espalhar conhecimento.

#FOCO

Boa semana pra todos!

Imagem freepik.com

 

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Pensamento da semana, por Alan Zorfas e Daniel Leemon

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"Na busca por crescimento orgânico, muitas empresas estão fazendo grandes investimentos para otimizar a experiência do cliente - em todos os aspectos em que o cliente interage com a marca, produtos, promoções, serviços ofertados, on e offline. Mas a maioria das empresas não possui um objetivo que cubra todo o percurso do cliente e possa ser compreendido e operacionalizado e, claro, que aumente o valor do cliente.
Sem um objetivo claro e mensurável de criação de valor as empresas correm o risco de gastar enormes quantidades de recursos humanos e de capital sem conseguir um retorno financeiro real."

Frase tirada do artigo "An Emotional Connection Matters More than Customer Satisfaction" da HBR sobre a importante conexão emocional entre empresa e cliente como forma de maximizar o valor. Os autores explicam e exemplificam motivadores emocionais que dirigem o comportamento do consumidor. Vale a leitura!

 

 

 

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Pensamento da semana, por Rod Carr

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"Uma de nossas funções é, onde alguma coisa está indo bem, transferir aquele conhecimento para outros esportes. Nós mesmos temos muito conhecimento. Mas muita gente diria que nossa principal função é decidir para onde vai o investimento financeiro para esporte de elite. Basicamente, como um investimento de banco, olhamos para as propostas e avaliamos: isso vai dar resultado nos próximos oito anos, já que esse é o nosso prazo? É possível de investir? Eles têm bons históricos? Eles sabem o que é necessário para vencer? Eles têm as pessoas certas nos locais certos para trazer os jovens atletas? Se a reposta for sim, nós investimos"

Rod Carr é presidente da UK Sports,uma organização com cerca de 100 funcionários dedicada a melhorar a performance dos atletas britânicos. Apesar de subordinada ao Ministério dos Esportes, a organização age com autonomia. 

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