• rotativa 1
  • banner geo
  • banner franquias
  • As pequenas e médias empresas também podem investir em marketing intelligence.
  • Democratizamos o geomarketing. Use a inteligência geográfica e invista no local certo.
  • Conheça nosso processo de formatação de franquia e expanda com segurança.

marketing intelligence

shutterstock 194767628 mktJunte-se a nós e encare o marketing como investimento. Planejamento, precificação, cálculo de potencial de mercado, comportamento do consumidor, geomarketing. Tudo em mapas, dashboards e análises. Isso é marketing. Quer saber o que é marketing intelligence e o que ele pode fazer para sua empresa crescer?

A palavra "marketing" quer dizer "mercado", em tradução literal. A palavra inteligência é muito usada quando precisamos investigar, garimpar, analisar para obtermos conhecimento pleno sobre algo. Como exemplo temos a CIA (Central Intelligence Agency) e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

Aplicar a inteligência para entender o mercado é a função da duopo. Na prática é pesquisar, pesquisar e pesquisar um setor para descobrirmos vantagens, desvantagens, forças, franquezas, players, consumidores e tudo que influenciar na dinâmica e no desempenho de uma empresa. 

Como ferramentas usamos pesquisa de mercado, estatística, dados secundários e geomarketing. Às vezes utilizamos todas as ferramentas, e às vezes apenas uma delas. Tudo depende do objetivo e dos recursos de nossos clientes.

O importante é que sempre teremos uma resposta que vai ajudar a tomar decisão. Esse é o objetivo principal do marketing intelligence: reduzir riscos com base em informações estratégicas. Com boas práticas, técnica e muita disposição conseguimos responder as dúvidas dos nossos clientes para que eles possam se diferenciar em mercados complexos e competitivos. 

serviços de marketing intelligence

precificação

Preço é um dos compostos do marketing e, se bem calculado, pode criar uma vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas.

Conhecer o valor que seu consumidor atribui ao seu produto, saber seus custos, entender bem do mercado em que você está inserido e compreender a situação econômica fazem parte da análise. A precificação é quase um jogo de quebra-cabeça. Existem empresas que desaparecem do mercado por praticarem preços altos, mas existem muito mais empresas que somem por praticarem preços baixos demais, que não cobrem nem seus custos.

Promoções, quando mal gerenciadas, podem reduzir o faturamento ao invés de aumentar, e tornar o consumidor acostumado a comprar apenas em baixas de preços. O risco de precificar errado é alto. A duopo faz todo o trabalho e precifica seus produtos para que você se mantenha competitivo no mercado, e lucrando!

planejamento estratégico

Começar uma empresa ou gerenciá-la sem planejamento é o mesmo que explorar algum lugar desconhecido sem um mapa ou uma bússola. Sem definir objetivo e quais estratégias necessárias para alcançá-lo o investimento vira custo, e o sonho de empreender vira pesadelo e frustração.

É sabido que uma das principais causas de falências no Brasil é a falta de planejamento. E o tal planejamento é uma das funções do marketing intelligence. Ele deve responder perguntas como: quem é seu consumidor, seus gostos e preferências, seu potencial de compra, o local onde se concentram, seus concorrentes, até onde vai sua área de influência, o preço a ser praticado, o retorno do investimento, o mix de produtos, e muitas outras questões importantes. O planejamento não é algo engessado, ele deve acompanhar os movimentos do mercado e ser atualizado com certa frequência.

Quanto mais completo e detalhado for seu planejamento mais chance de sucesso você terá, mesmo em ambientes competitivos. Para deixá-lo completo você precisará de dados estruturados sobre o mercado e análises feitas por pessoas que conhecem marketing e técnicas estatísticas. Nesse momento que a duopo vira sua parceira. Em um trabalho feito por 4 mãos, você entra com o conhecimento do seu setor e de seus clientes, e nós preenchemos as lacunas com informações estratégicas de mercado, compondo um quadro extremamente favorável para o bom desempenho de sua empresa. 

Vamos trabalhar?

duopotential

Você identificou uma oportunidade no mercado e quer saber qual seria o seu faturamento se você abrisse um negócio. Ou quer lançar um produto novo e precisa saber quanto você conseguiria vender. Ou mesmo resolveu investir em franquia e precisa de um estudo independente sobre o potencial do mercado, afinal o valor do investimento envolve a economia de uma vida toda.

São em situações como esta que podemos ajudar. Com dados secundários, muita conta e geomarketing é possível responder a essas perguntas e determinar um valor coerente com o mercado. Sabendo os valores envolvidos fica mais fácil decidir se vale a pena abrir uma empresa, onde abrir, qual franquia escolher e em qual produto investir. 

Ajuda? Claro que sim!

marketing intelligence para PMEs

Se você possui uma pequena empresa deve estar se perguntando como investir em marketing intelligence com recursos limitados, afinal pesquisa de mercado custa caro, geomarketing também. A duopo possui alternativas com ótimo custo benefício que permitem entender o mercado sem gastar um caminhão de dinheiro.

Dados secundários existem em diversas fontes oficiais, a custo zero. As políticas de dados abertos invadiram governos, prefeituras, ministérios e associações. Ou seja, você não terá problemas em obtê-los. A duopo possui bases de dados oficiais já estruturadas, prontas para serem disponibilizadas em gráficos, mapas e relatórios.

Há também os dados dos seu negócio. É certo que você guarda dados de clientes e transações, de feiras e eventos. Por que não utilizá-los para melhorar produtos, processos, atendimento, comunicação? A duopo ajuda você a ligar os pontos: o que vem do mercado em dados secundários com o que você possui internamente.

Para facilitar a visualização jogamos tudo em mapas: seus concorrentes, seus clientes, seus prospects. O resultado? Relatórios ilustrados e de fácil entendimento, atualizados com a frequência necessária e com destaques para o que é preciso mudar e melhorar.

Quer pagar pelo uso? Ou prefere uma assessoria mensal? Temos soluções sob medida. Entre em contato: 

conheça nossos outros projetos

A duopo possui outros projetos que ajudam o pequeno e médio empresário. Acesse, conheça e participe! 

mdf

Portal que reúne informações sobre o franchising brasileiro de forma colaborativa e em tempo real. Gratuitamente. Queremos você no mapa! conheça

souempresariobrasileiro

Projeto ainda no forno da duopo. O portal disponibilizará relatórios e análises sobre diversos setores. Quem tem um negócio no Brasil sabe o quanto é difícil. conheça

geoduopo

Para  democratizar o acesso à análises geográficas, antes acessíveis somente às grandes empresas, estamos investindo em um sistema de geomarketing para PMEs.